Elaboramos um cronograma com todas as fases de produção, detalhando datas, prazos, responsáveis e fluxos entre os envolvidos.
Apoiamos na definição dos perfis profissionais envolvidos no projeto e fornecemos treinamentos e materiais para orientá-los na realização de suas atividades.
Com o apoio de colaboradores especializados, auxiliamos o cliente a escolher a plataforma que melhor atende às necessidades formativas do projeto e revisamos as configurações e mecanismos necessários ao bom funcionamento do LMS. No caso do Moodle, especialidade da Remo EAD, fazemos a instalação da plataforma, customizações do ambiente (temas e plug-ins) e instalação de módulos e componentes específicos para cada curso.
Elaboramos materiais de apoio ilustrativos (como Guia do Estudante e tutoriais) que explicam o “modo de uso” do curso para que os participantes possam se orientar no ambiente de forma autônoma.
Propomos estratégias metodológicas de acordo com público, objetivo e infraestrutura da formação. Também assessoramos o especialista no tema, orientando a produção dos conteúdos.
Adequamos o texto à situação de comunicação, pensando na melhor forma de alcançar os públicos do projeto. Também realizamos a revisão textual segundo a gramática da Língua Portuguesa e o novo acordo ortográfico em vigor. Ainda padronizamos nomenclaturas, siglas, uso de maiúsculas e quaisquer outros itens adotados no dia a dia prático ou em manuais de redação e estilo da instituição.
Organizamos o conteúdo nas telas ou páginas que vão compor a formação, sugerindo a implementação de elementos visuais e de recursos digitais que promovam uma experiência mais interessante e imersiva para os participantes. O resultado são storyboards que antecipam o resultado final da publicação e possibilitam ao cliente validar as escolhas feitas.
Elaboramos roteiros e storyboards para vídeos (videoaulas, entrevistas, panoramas institucionais, tutoriais, narrativas em animação), jogos de aprendizagem e podcasts.
Utilizamos estratégias narrativas e do universo dos jogos, de maneira a facilitar a apropriação da informação e tornar a experiência mais lúdica.
Pensamos em estratégias avaliativas ajustadas aos objetivos de aprendizagem de cada projeto.
Criação das diretrizes de layout que deverão ser aplicadas em todos os materiais, definindo padrões e dando unidade visual ao projeto.
Também pode incluir a produção de modelos de tela previamente diagramados para a aplicação dos conteúdos textuais, imagéticos e multimídia.
Criação de imagens, ilustrações e ícones que vão compor o projeto, complementando o conteúdo em diálogo com a produção textual escrita.
Trata-se da criação dos elementos visuais que foram planejados na etapa de Design Educacional com o objetivo de tornar o curso mais leve, didático e atraente, na perspectiva de uma formação nos multiletramentos.
É comum que as plataformas LMS e outros ambientes virtuais de aprendizagem sejam disponibilizados com temas pré-definidos, sem diagramações ou configurações personalizadas. É na etapa de Webdesign que customizamos essas interfaces, aplicando a identidade visual do projeto nos ícones, botões, banners, títulos e outros itens do CSS (Content Management System) para construir um projeto com unidade e coesão.
Após a definição do formato do curso e da organização dos conteúdos, bem como seus recursos de acessibilidade e responsividade com todos os objetos produzidos, dá-se início a última etapa de produção do curso que é a publicação de conteúdos, que pode ser feita por nós ou por outro profissional com nossa orientação e acompanhamento.
Finalizada a produção, é chegada a hora de disponibilizar o curso para os participantes, pensando na divulgação, no modo de acesso mais fácil, no agrupamento dos usuários por turmas e nos dados que desejamos obter (conforme a LGPD). No decorrer da oferta, também monitoramos dados de acesso e progresso para planejar estratégias contra evasão.
Oferecemos uma estrutura de apoio a cursistas e tutores para esclarecer dúvidas técnicas e favorecer o bom andamento da formação. Esse atendimento pode ser humano, por inteligência artificial ou ambos. Colaboramos com essa definição e elaboramos fluxos de resposta, procedimentos de ação, scripts, perguntas frequentes e outros materiais de orientação que se façam necessários.
Criamos estratégias e definimos os melhores canais de comunicação – considerando o público, a proposta formativa e a LGPD –, para promover o engajamento dos participantes e garantir maiores taxas de certificação.
Analisamos os dados fornecidos pela plataforma LMS, os chamados atendidos no suporte técnico e os questionários de avaliação do curso para entender melhor a experiência dos participantes.
Elaboramos apresentações e relatórios analíticos que sistematizam esses dados quantitativamente e indicam quais apostas foram mais efetivas quais aquelas que parecem não ter dado tão certo.