Remo EAD

Serviços

Produção de cursos e materiais formativos

Definição do cronograma de produção

Elaboramos um cronograma com todas as fases de produção, detalhando datas, prazos, responsáveis e fluxos entre os envolvidos.

  • Quais são as etapas do projeto?
  • Quais equipes atuarão e desempenhando qual papel?
  • Qual a data-limite para a finalização e como podemos distribuir as atividades de modo a cumprir esse prazo?
Formação de equipes

Apoiamos na definição dos perfis profissionais envolvidos no projeto e fornecemos treinamentos e materiais para orientá-los na realização de suas atividades.

  • O curso contará com qual tipo de tutoria e que profissionais são indicados para assumir essa função?
  • Os responsáveis pelo suporte técnico têm familiaridade com o LMS?
  • Serão necessárias capacitações para essas equipes?
  • Que materiais – tutoriais, guias, scripts – precisam ser produzidos para estabelecer procedimentos e fluxos de comunicação?
Configuração de cursos nas plataformas

Com o apoio de colaboradores especializados, auxiliamos o cliente a escolher a plataforma que melhor atende às necessidades formativas do projeto e revisamos as configurações e mecanismos necessários ao bom funcionamento do LMS. No caso do Moodle, especialidade da Remo EAD, fazemos a instalação da plataforma, customizações do ambiente (temas e plug-ins) e instalação de módulos e componentes específicos para cada curso.

  • Quem são os beneficiários finais?
  • Qual a infraestrutura disponível?
  • Que ferramentas serão utilizadas?
  • Será necessária uma integração com outras plataformas da instituição?
  • Quais medidas de segurança da informação devem ser implementadas?
Criação de materiais de orientação

Elaboramos materiais de apoio ilustrativos (como Guia do Estudante e tutoriais) que explicam o “modo de uso” do curso para que os participantes possam se orientar no ambiente de forma autônoma.

  • Como fazer a inscrição?
  • Como navegar pelos conteúdos e utilizar as ferramentas da plataforma?
  • Quais são os requisitos para a certificação?
  • Quais os canais de suporte técnico?
  • Como postar uma mensagem no fórum ou enviar um anexo em uma tarefa?
  • Como entrar em contato com mediadores ou com a coordenação do curso?

Design Educacional e Instrucional

Planejamento pedagógico e assessoria à produção de conteúdo

Propomos estratégias metodológicas de acordo com público, objetivo e infraestrutura da formação. Também assessoramos o especialista no tema, orientando a produção dos conteúdos.

  • Qual o formato ideal para o curso?
  • Como criar a melhor correspondência entre forma e conteúdo?
  • Será necessária uma divisão por módulos?
  • Qual o plano de produção do texto pelo autor?
  • Será necessário um template ou para que o conteúdo seja elaborado já no formato e extensão (carga horária) desejados?
  • Como criar uma arquitetura interessante, intuitiva, que permita o engajamento e a imersão do público no assunto?
Preparação de texto, revisão ortográfico-gramatical e padronização da linguagem

Adequamos o texto à situação de comunicação, pensando na melhor forma de alcançar os públicos do projeto. Também realizamos a revisão textual segundo a gramática da Língua Portuguesa e o novo acordo ortográfico em vigor. Ainda padronizamos nomenclaturas, siglas, uso de maiúsculas e quaisquer outros itens adotados no dia a dia prático ou em manuais de redação e estilo da instituição.

  • A mensagem está clara?
  • Os parágrafos estão muito cansativos?
  • A sequência em que o texto está organizado faz sentido?
  • Os termos estão adequados à linguagem utilizada pelo cliente?
Arquitetura do conteúdo, proposição de objetos interativos e curadoria de elementos visuais

Organizamos o conteúdo nas telas ou páginas que vão compor a formação, sugerindo a implementação de elementos visuais e de recursos digitais que promovam uma experiência mais interessante e imersiva para os participantes. O resultado são storyboards que antecipam o resultado final da publicação e possibilitam ao cliente validar as escolhas feitas.

  • Quais as melhores ferramentas para promover a interação entre participantes e deles com o conteúdo (recursos interativos, infográficos, questionários, fóruns, murais colaborativos, enquetes, entre outros)?
  • Quais conteúdos podem se transformar em atividades autoformativas?
  • Que ícones podem ajudar o participante a se localizar dentro do curso, marcando padrões de navegação ou de conteúdo?
  • Que ilustrações podem proporcionar uma experiência mais agradável, deixando mais leve o processo de aprendizagem?
  • Que imagens ou esquemas visuais podem complementar a informação textual, adicionando novas camadas de sentido?
Produção de roteiros para materiais multimídia, como jogos, podcasts e vídeos

Elaboramos roteiros e storyboards para vídeos (videoaulas, entrevistas, panoramas institucionais, tutoriais, narrativas em animação), jogos de aprendizagem e podcasts.

  • Como a história será contada e em qual sequência?
  • Haverá personagens?
  • Qual será o texto da narração ou das falas?
  • Quais elementos visuais e letterings aparecerão em tela?
  • Serão escolhidos diferentes planos de filmagem?
  • Qual técnica e estilo de animação serão utilizados?
  • Quais as referências de trilha sonora e sound design?
  • No caso de jogos, quais serão as fases, os níveis de dificuldade e as recompensas?
  • De modo geral, como utilizar produtos multimídia a serviço da aprendizagem?
Criação de storytelling e gameficação

Utilizamos estratégias narrativas e do universo dos jogos, de maneira a facilitar a apropriação da informação e tornar a experiência mais lúdica.

  • Que metáforas, parábolas ou histórias podem apoiar o processo de aprendizagem?
  • É interessante estabelecer recompensas (badges) para marcar o progresso dos participantes no percurso formativo?
  • Existem estudos de casos, exemplos ou contraexemplos memoráveis a serem contados?
  • Faz sentido utilizar um personagem que se comunicará com os cursistas?
Elaboração de estratégias e métricas de avaliação da aprendizagem

Pensamos em estratégias avaliativas ajustadas aos objetivos de aprendizagem de cada projeto.

  • Quais atividades são mais adequadas para para avaliar o aproveitamento da aprendizagem?
  • Haverá atividades obrigatórias?
  • Quais são os pré-requisitos para considerar que os participantes realmente se apropriaram do conteúdo do curso?
  • Como os cursistas (e os gestores) podem acompanhar o progresso dentro do curso?
  • Haverá certificação? Se sim, que modalidades de certificação são desejáveis?

Webdesign e publicação

Elaboração da proposta de identidade visual e criação de templates

Criação das diretrizes de layout que deverão ser aplicadas em todos os materiais, definindo padrões e dando unidade visual ao projeto.

Também pode incluir a produção de modelos de tela previamente diagramados para a aplicação dos conteúdos textuais, imagéticos e multimídia.

  • Qual será a paleta de cores?
  • Qual o estilo de traço das ilustrações?
  • Quais as fontes (tipo e tamanho) dos conteúdos textuais?
  • Como se dará a diagramação de imagens, textos e boxes?
  • Quais layouts de slide ou página serão necessários para acomodar os diferentes materiais da formação?
Produção de ilustrações e ícones

Criação de imagens, ilustrações e ícones que vão compor o projeto, complementando o conteúdo em diálogo com a produção textual escrita.

Trata-se da criação dos elementos visuais que foram planejados na etapa de Design Educacional com o objetivo de tornar o curso mais leve, didático e atraente, na perspectiva de uma formação nos multiletramentos.

  • Que ilustrações podem compor um conjunto coeso, com o mesmo estilo de traço e cor?
  • Como equilibrar o uso de fotografias e ilustrações de maneira que faça sentido no contexto da formação?
  • Como elaborar organogramas, esquemas e infográficos estáticos de modo que o layout esteja a serviço do conteúdo, facilitando a compreensão?
Customização de interfaces digitais dos ambientes virtuais de aprendizagem

É comum que as plataformas LMS e outros ambientes virtuais de aprendizagem sejam disponibilizados com temas pré-definidos, sem diagramações ou configurações personalizadas. É na etapa de Webdesign que customizamos essas interfaces, aplicando a identidade visual do projeto nos ícones, botões, banners, títulos e outros itens do CSS (Content Management System) para construir um projeto com unidade e coesão.

  • Como personalizar e padronizar os elementos visuais do ambiente para que se tenha um layout marcante, intuitivo e facilmente identificável?
Publicação de conteúdos em ferramentas de autoria, plataformas LMS ou em páginas HTML

Após a definição do formato do curso e da organização dos conteúdos, bem como seus recursos de acessibilidade e responsividade com todos os objetos produzidos, dá-se início a última etapa de produção do curso que é a publicação de conteúdos, que pode ser feita por nós ou por outro profissional com nossa orientação e acompanhamento.

  • O conteúdo estará inteiramente on-line ou haverá uma versão para download?
  • Se houver recursos de acessibilidade, como a inserção de textos alternativos nas imagens, de que forma devem ser produzidos e inseridos?
  • Qual será a configuração das telas em dispositivos como celulares ou tablets?

Gestão e operacionalização de cursos

Organização da oferta de cursos e monitoramento da participação

Finalizada a produção, é chegada a hora de disponibilizar o curso para os participantes, pensando na divulgação, no modo de acesso mais fácil, no agrupamento dos usuários por turmas e nos dados que desejamos obter (conforme a LGPD). No decorrer da oferta, também monitoramos dados de acesso e progresso para planejar estratégias contra evasão.

  • Como se dará a inscrição dos interessados?
  • Quantas vagas e turmas serão oferecidas?
  • Quanto tempo o usuário terá para concluir a formação?
  • Qual a classificação dos participantes em faixas de progresso no curso e de que forma estão evoluindo no decorrer do tempo?
  • Será necessário adotar estratégias de mobilização e engajamento?
  • Os índices de participação indicam a necessidade de alterações no curso?
Suporte técnico

Oferecemos uma estrutura de apoio a cursistas e tutores para esclarecer dúvidas técnicas e favorecer o bom andamento da formação. Esse atendimento pode ser humano, por inteligência artificial ou ambos. Colaboramos com essa definição e elaboramos fluxos de resposta, procedimentos de ação, scripts, perguntas frequentes e outros materiais de orientação que se façam necessários.

  • Qual a proximidade desejada entre a instituição e o público no decorrer da oferta?
  • Quais são os principais pontos de entrave à formação?
  • Como auxiliar os cursistas na navegação pelo ambiente e no acesso aos conteúdos, de forma clara e assertiva?
  • Como classificar os chamados de suporte de modo que tragam informações sobre melhorias possíveis na formação?
  • Quais tutoriais podem ser criados ou aperfeiçoados para antecipar o surgimento de dificuldades?
Elaboração de estratégias de retenção e engajamento

Criamos estratégias e definimos os melhores canais de comunicação – considerando o público, a proposta formativa e a LGPD –, para promover o engajamento dos participantes e garantir maiores taxas de certificação.

  • Que ações podem ser tomadas para mobilizar os participantes?
  • Se o curso for mediado, podemos contar com o apoio dos tutores nesse engajamento?
  • Quais são os momentos-chave da formação, que merecem uma mensagem de estímulo ou resgate de cursistas?
  • Será necessário adotar um sistema automatizado para envio de notificações? Se sim, quais os gatilhos de disparo?
Sistematização e análise dos dados relacionados aos cursos

Analisamos os dados fornecidos pela plataforma LMS, os chamados atendidos no suporte técnico e os questionários de avaliação do curso para entender melhor a experiência dos participantes.

Elaboramos apresentações e relatórios analíticos que sistematizam esses dados quantitativamente e indicam quais apostas foram mais efetivas quais aquelas que parecem não ter dado tão certo.

  • De que forma o público se apropriou dos conteúdos?
  • Quais as principais dúvidas que surgiram no decorrer do curso?
  • Em que momento houve a maior taxa de abandono?
  • De que forma os estudantes avaliam os conteúdos, a interface e os formadores?
  • O que tudo isso nos aponta no sentido de aprimoramentos possíveis na proposta da formação?